Formação
Cooperfam Ceará realiza seminário da Cadeia Produtiva da Acerola
Qualificação da produção da fruta foi ponto principal de debate no evento
Realizado no dia 27 de setembro com o tema: Agricultura Orgânica – Desafios e Competências, o 3º Seminário da Cadeia Produtiva da Acerola de Maranguape-CE reuniu autoridades, especialistas, produtores, estudantes e convidados, na sede do IFCE em Maranguape, a fim de debater sobre a produção orgânica da fruta na região.
A Cooperativa Agroecológica da Agricultura Familiar do Caminho de Assis (Cooperfam Ceará) foi a idealizadora do evento que teve como objetivo debater a qualificação da produção da acerola, tendo em vista a evolução das escolhas para investir na produção orgânica. A importância do cooperativismo nesse meio de cultivo possibilita os agricultores a conseguir uma boa produção e viabilizar assistência técnica, beneficiamento, além do acesso ao mercado.
De acordo com o presidente da Cooperfam-CE, Airton Kern, a ideia é qualificar a produção tornando-a orgânica, certificando a unidade de beneficiamento para produzir polpa 100% orgânica, trabalhando com os agricultores para que façam essa conversão do cultivo convencional para o orgânico.
O Seminário
Logo após a abertura foram ministradas duas palestras pela manhã: O cenário do cooperativismo para a fruticultura orgânica com o Superintendente Nacional do Sistema OCB/SESCOOP, Renato Nobile e Agricultura orgânica no Brasil e legislação básica com o Auditor Fiscal Federal Agropecuário – MAPA/SFA-CE, Adriano Custódio.
Após o almoço, mais duas palestras foram ministradas: Polinização com abelhas na fruticultura com o Professor titular da UFC, Breno Magalhães e Estratégias para sustentabilidade da produção orgânica de acerola com o Pesquisador da EMBRAPA-PI, Braz Henrique Nunes Rodrigues.
Além do presidente da cooperativa, Airton Kern, do prefeito de Maranguape, João Paulo Xerez, do presidente do Sistema OCB/SESCOOP-CE, João Niocédio e do superintendente do Sescoop Nacional, Renato Nobile, compuseram a banca, José Freitas que foi representando todos os cooperados presentes, o professor Robson Siqueira, diretor do IFCE de Maranguape, Dedé Teixeira, secretário executivo de Recursos Hídricos do Estado, o deputado estadual Acrísio Sena e Bartolomeu Cavalcante, representante da Ematerce.
Texto e Foto: Coopere Mais
Ajude a plataforma Coopere Mais
Clique no botão "doar" e faça sua doação com PayPal
ou via Pix 20.603.847/0001-78
Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.
Veja todas as notícias >
Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp