
Divulgação
Cooperativismo
Capial é selecionada em edital do BNB e vai produzir etanol a partir de amiláceos com apoio da Uneal e da Unicafes Alagoas
Cooperativa alagoana reativará usina em parceria com a Uneal e a Unicafes para transformar milho, arroz e raízes em biocombustível. Projeto deve beneficiar até 50 agricultores familiares e produzir até 6 mil litros de etanol por dia
A Cooperativa Agro Pecuária e Industrial de Arapiraca (Capial) acaba de conquistar um importante avanço para o fortalecimento da agricultura familiar e da sustentabilidade energética no estado de Alagoas. A cooperativa foi selecionada em um edital do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci), do Banco do Nordeste (BNB), para implantar um projeto inovador de produção de etanol a partir de amiláceos — como milho, arroz e raízes diversas.
O projeto prevê a reativação de uma usina de destilação que estava parada há anos, agora com foco na produção de etanol de base renovável. A iniciativa será desenvolvida em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e a Unicafes Alagoas, e terá capacidade inicial de esmagamento de 180 toneladas/mês de produtos desidratados, o que equivale a mais de 450 toneladas de produtos úmidos, gerando uma média de 2.400 litros de etanol por dia, podendo atingir até 6.000 litros/dia.
Além do impacto ambiental positivo, a proposta também tem forte viés social: a estimativa é que até 50 produtores rurais da agricultura familiar sejam diretamente envolvidos no fornecimento da matéria-prima para o funcionamento da usina.
“Esse projeto representa um marco para a agricultura familiar de Alagoas. Vamos não só gerar renda e oportunidades para os nossos cooperados, mas também contribuir com o desenvolvimento de uma matriz energética mais limpa. A parceria com a Uneal e o apoio do BNB são fundamentais para fazer esse sonho virar realidade”, afirma o diretor da Capial, Fernando Barbosa.
A expectativa é que, com os recursos do Fundeci, as obras de readequação da usina tenham início nos próximos meses, com o primeiro litro de etanol sendo produzido ainda este ano, ressalta o diretor da cooperativa.
Ajude a plataforma Coopere Mais
Clique no botão "doar" e faça sua doação com PayPal
ou via Pix 20.603.847/0001-78
Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.
Veja todas as notícias >
Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp