Imagem: Pexels/Reprodução

Cooperação

Portal Coopere Mais lança série de conteúdos especiais sobre atuação de cooperativas durante a pandemia do coronavírus

A cooperação e a solidariedade entre os pares são a base de uma sociedade avançada, que valoriza o bem-comum e a geração de oportunidades para todos. Com princípios fundados na Inglaterra do século XVIII, as cooperativas mantêm a solidariedade como princípio básico norteador da própria existência até os dias atuais. 

Portanto, buscando acompanhar o caminho que essas organizações estão trilhando neste momento - no qual o compromisso com o próximo nunca foi tão necessário para a nossa geração - o Portal Coopere Mais se viu à frente de histórias primorosas de quem, com bastante determinação, vem ajudando o coletivo.

Ao longo dos próximos dias, iremos apresentar uma série de conteúdos especiais sobre o papel das cooperativas brasileiras no combate ao coronavírus. No total, o nosso especial será dividido em oito partes, nas quais iremos transitar sobre organizações que estão cumprindo, de diversas formas, papéis de relevância social durante o período de pandemia.

Transitando entre os mais diversos campos de atuação, pudemos realizar recortes de percepções plurais sobre a atual situação das cooperativas. E nos casos relatados, enxergamos por meio do ponto de vista de que ainda há esperança de avanços para o que, socialmente, intitulamos de “novo normal”. 

Na matéria “Cooperativas assumem papel essencial no desenvolvimento e subsídio de ferramentas tecnológicas para o combate ao coronavírus”, mostramos a dura e honrosa missão de 240 profissionais da cooperativa digital paulista Popsolutions em democratizar a criação de respiradores. Isso num país onde a maioria dos municípios não conta nem ao menos com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Por sua vez, na matéria “Cooperativas seguem na contramão da crise e impulsionam contratações e investimentos”, exibimos uma realidade completamente oposta a da encarada por parcela substancial das empresas: enquanto a tendência é de contingenciamento nos postos de trabalho, a Minasul, com sede situada em Varginha, Minas Gerais, expandiu o próprio quadro de funcionários em 12%, aspecto que ajuda a movimentar a economia local.

Já o texto “Cooperativas têxteis se mobilizam para a produção de EPI’s e geração de renda para costureiras” evidencia uma das principais características do cooperativismo: a repartição justa de lucros para todos os participantes da cadeia produtiva. 

No caso da Cooptêxtil, organização destacada, as margens de lucros para a diretoria foram reduzidas para que cooperadas que sofreram abalos significativos na própria renda durante a pandemia - dentre elas mães, viúvas e mulheres com idade avançada - pudessem acumular o máximo de recursos financeiros possíveis.

Também foi reservado um espaço para tratar a atuação de iniciativas cearenses em que a sede da Coopere Mais está localizada. Descrevemos a importância da parceria da Cooperativa dos Cirurgiões Gerais do Ceará (Coocirurge) com o poder público, bem como a relevância dos milhares de testes realizados pela Cooperativa de Atendimento Pré-Hospitalar (COAPH) para o mapeamento dos casos em nosso Estado, um dos mais atingidos pela pandemia no Brasil.

Todos as matérias são assinadas pelo jornalista Fabrício Paiva, sob a coordenação editorial de Benedito Machado, editor-geral do Portal Coopere Mais e CEO da agência Verso2 Comunicação. De acordo com Benedito, o atual momento evidencia a importância do cooperativismo para a sociedade e exige esforços integrados, pelas mais diversas frentes, para o desenvolvimento de soluções inovadoras que ajudarão todos a passarem por este momento da melhor forma possível. 

“A força das cooperativas sempre se destaca em períodos de crise, e desta vez não será diferente. É muito gratificante ver essas iniciativas e mobilizações tão relevantes em nível nacional. Mantenho a esperança de que as pessoas, ao se depararem com as histórias, possam refletir mais sobre a necessidade da cooperação e da generosidade”, afirma.
 


  • Compartilhe essa notícia por WhatsApp

  • Compartilhe essa notícia por Telegram


  • Ajude a plataforma Coopere Mais
    Clique no botão "doar" e faça sua doação com PayPal

    ou via Pix 20.603.847/0001-78

    Comunicar erro

    Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

    Veja todas as notícias >

    Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp


    Recomendamos