Imagem: Foto de Copamart/Reprodução

Interesse pela comunidade

A união faz a força: conheça a Cooperativa de Trabalho de Artesanato Amazonense

No Amazonas, a Copamart impacta diretamente a vida de 15 famílias por meio do cooperativismo e do artesanato. Além da fonte de renda, integrantes se dedicam a ministrar cursos para formar novos artesãos.

Algumas cidades e comunidades são conhecidas pela força do artesanato local. Contudo, nem sempre os profissionais conseguem ter uma boa comercialização dos seus produtos quando trabalham de forma solo. Por isso, muitas vezes, os artesãos se unem por meio de cooperativas para se fortalecerem e, assim, colocarem seus produtos no mercado. Afinal, integrar-se a uma cooperativa resulta em algumas vantagens, como descontos em compras de materiais de produção, redução de custos de propagandas etc.

Em Manaus, surgiu em 2011 a Cooperativa Amazonense de Artesanato. De acordo com Tereza Socorro Lira, presidenta da Cooperativa, a necessidade de conseguirem um local fixo para vender durante a semana fez com que artesãos da cidade se unissem para se organizarem em cooperativa. “O grupo era composto por 25 pessoas. Na época, comercializava os produtos somente aos domingos”, conta a gestora.

Com o passar dos anos a cooperativa foi crescendo até que, em 2014, por meio do advento da Lei 12.690/12, a Assembleia de Cooperados deliberou por alterar a razão social da organização, passando a se chamar Cooperativa de Trabalho de Artesanato Amazonense (Copamart). 

A cooperativa comercializa vários tipos de artesanatos como esculturas em madeira, biojoias - produtos que são feitos com elementos naturais, como sementes, pedras e madeiras. Hoje, a cooperativa está localizada em um dos principais shoppings da cidade de Manaus.

Uma das prioridades da organização é criar renda aos cooperados de forma sustentável, focando na importância de se valorizar o meio ambiente. Hoje, 11 mulheres e 04 homens - de 40 a 60 anos - vivem do artesanato e fazem parte da cooperativa amazonense. Para eles, o cooperativismo vai além de um modelo de negócio. “É uma filosofia de vida,  sendo possível equilibrar o desenvolvimento econômico e social. Não temos dúvidas de que com a criação da cooperativa e com apoio da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), além de aumentar as vendas, conseguimos ter mais visibilidade e participar de grandes eventos”, frisa Tereza. A Copamart já participou do festival Vogue Fashion's Night Out, da Feira Nacional Fenearte, em Olinda, e da Expominas em Belo Horizonte.  

Conheça o Projeto Artesanato Itinerante

Além da comercialização dos produtos, a cooperativa amazonense mantém projetos cujos benefícios chegam muito além da cidade onde os artesãos moram. Segundo conta Tereza, o Artesanato Itinerante começou em 2012 com intuito de formar artesãos empreendedores. “O objetivo era totalmente vinculado ao sétimo princípio do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade”, destaca. O projeto oferta cursos gratuitos nas áreas de artesanato para mulheres de comunidades de Manaus e outros municípios do Amazonas. Tereza explica que a ação funciona de forma contínua pela Copamart. “Este ano, só não está sendo realizado todos os meses por causa da pandemia.”

Os cursos e oficinas são ministrados pelos próprios integrantes da cooperativa. A presidenta pondera que os efeitos causados por esse projeto são bastante positivos na vida das pessoas, já que proporcionam novas alternativas de fonte de renda. “Além disso, estimula a cultura da cooperação por meio de artes inspiradas nas matérias-primas da região. Ressaltamos também que, após a realização dos cursos, as participantes têm a possibilidade de solicitar a carteira de artesã.”

O projeto itinerário da cooperativa amazonense também entra na lista de atividades desenvolvidas para a campanha Dia C, Dia de Cooperar, realizada pela OCB. Este ano o slogan é “Reconstruir melhor juntos”. A ação acontece anualmente.


  • Compartilhe essa notícia por WhatsApp

  • Compartilhe essa notícia por Telegram


  • Ajude a plataforma Coopere Mais
    Clique no botão "doar" e faça sua doação com PayPal

    ou via Pix 20.603.847/0001-78

    Comunicar erro

    Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

    Veja todas as notícias >

    Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp


    Recomendamos