Investimento
Dia histórico: Cooperfam Ceará realiza seu primeiro abate de frango caipira
Fruto do projeto de galinha caipira da cooperativa, foram abatidos cerca de 2 mil kilos da produção de 10 agricultores cooperados
A Cooperativa Agroecológica da Agricultura Familiar do Caminho de Assis (Cooperfam Ceará) realizou o primeiro abate para o seu projeto de criação e venda de galinhas caipiras.
Ao todo, foram abatidos cerca de 2 mil kilos de frangos caipiras da produção de 10 agricultores familiares cooperados. O abatimento ocorreu no Frigorífico Santa Ana, em Maracanaú/CE, um parceiro da Cooperfam Ceará. Está previsto um novo abate para o final do mês de abril.
Esse foi somente o primeiro lote do projeto que se iniciou no final do ano passado com a compra de 1500 pintos da empresa Globoaves feita por agricultores cooperados. Esses frangos foram criados nas propriedades dos produtores no regime de semi-confinamento.
De acordo com o estagiário de agronomia da cooperativa, Davi Moreira, os frangos passaram por três fases de criação: Inicial (1 a 28 dias); Engorda (29 a 56 dias); e Terminação (57-90 dias). Em cada fase os frangos receberam uma ração específica.
Profissionalismo
Mais uma vez inovando, a Cooperfam Ceará está colocando em prática mais um projeto que foi muito bem planejado e visa inserir a cooperativa em um novo patamar da agricultura familiar.
Pensando sempre em seus cooperados, a Cooperfam está desenvolvendo nesse projeto um trabalho de suporte para o desenvolvimento do trabalho desses produtores e profissionalizando ao máximo os seus produtos, que possuem a marca Maragoá.
Um dos pontos fortes na organização da sua produção é o serviço desenvolvido com a assessoria da Verso2 Comunicação que, neste projeto da galinha caipira, realizou a rotulagem, registro de marcas e patentes, bem como o desenvolvimento e impressão das embalagens (confira na imagem).
“Buscamos sempre ser o diferencial e, além de desenvolver um produto bem feito, visamos também sempre auxiliarmos os cooperados com o necessário para que realizem um excelente trabalho e se desenvolvam. Afinal, são esses agricultores que são a alma da cooperativa”, elogia Airton Kern, Presidente da Cooperfam Ceará.
Texto: Assessoria de Comunicação da Cooperfam Ceará
Imagem: Acervo Cooperfam Ceará
Ajude a plataforma Coopere Mais
Clique no botão "doar" e faça sua doação com PayPal
ou via Pix 20.603.847/0001-78
Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.
Veja todas as notícias >
Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp