Social

Dia de Cooperar: o cooperativismo transforma

É com esse tema que o Dia de Cooperar (Dia C) quer relembrar os valores e os princípios cooperativistas, além de compartilhar a solidariedade e colaborar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover a transformação social no mundo.

Celebrando uma década neste ano, 2019, o Dia C se firma como o maior movimento de voluntariado cooperativista do país. De acordo com o Sistema OCB, houve um aumento de 89% no número de cooperativas que participam da iniciativa. Em 2018, foram 345. O número de beneficiários subiu de 218 mil, em 2010, para mais de 1 milhão de pessoas em 2018, graças ao engajamento de 54.151 voluntários no ano passado.

O Dia C celebra pelo país a participação de cooperativas que visa qualidade de vida à população e com isso a geração de empregos, mostrando a força econômica do cooperativismo e o desenvolvimento de serviços prestados à sociedade. Essa iniciativa, criada em 2009 no estado de Minas Gerais, ganhou todo território nacional com a missão de incentivar ações solidárias proporcionando qualidade de vida à comunidade local, mostrando assim, que o cooperativismo além de força de trabalho também tem um forte lado social em prol de um bem maior.

O movimento já conta com a adesão de mais de 1.500 mil cooperativas, que abraçaram essa ideia e transformaram a vida de milhões de pessoas. E isso só é possível por meio do trabalho engajado de cerca de 120 mil voluntários, em 1.081 municípios, de todos os estados brasileiros. No ano passado, no Nordeste, 190 mil pessoas foram beneficiadas, 96 municípios receberam o movimento e 193 cooperativas participaram.

O cooperativismo acredita no trabalho conjunto, com oportunidades para todos e o Dia C é o espelho desse projeto de ações, contribuindo para o desenvolvimento contínuo, sustentável e responsável. Assim, o Dia de Cooperar se vale de atitudes simples que movem o mundo, e atitudes que impactam positivamente na vida de muitas pessoas.

Dia C em Fortaleza

O Dia C assumiu um aspecto de movimento, um incentivo do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Ceará e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Ceará (OCB-SESCOOP/CE) e de suas cooperativas filiadas para a realização de iniciativas diferenciadas, contínuas e transformadoras.

Em Fortaleza, foram oferecidos diversos serviços gratuitos à comunidade, ao todo, 900 pessoas aproveitaram os serviços como corte de cabelo, massoterapia, manicure, spa das mãos e higienização facial, emissão de documentos e doação de sangue. Além de momentos de lazer e cultura por meio de apresentações artísticas e bandas de forró.

Além destes atendimentos, quem foi à Praça do Ferreira, no centro da cidade, também pode aferir a pressão arterial, medir a glicemia com encaminhamento ao Centro de Diabetes, receber informações nutricionais, odontológicas, financeiras, empreendedorismo sustentável e cadastram currículos para oportunidades de emprego.

A aposentada Maria de Fátima, 71 anos, relatou que já é o segundo ano que participa do Dia C e que chega cedo para não pegar fila e aproveitar melhor os serviços. Assim como Dona Maria, muitos idosos, em sua maioria, utilizaram dos serviços prestados pelas tantas cooperativas e parceiros que estiveram na Praça do Ferreira nesse sábado, dia 6.

Neste ano, 13 cooperativas, 10 parceiros e mais de 100 voluntários estiveram envolvidos na celebração do Dia C de Cooperar, em Fortaleza. "A CoopernordesteCE trouxe uma equipe de voluntários cooperados que trabalharam conosco ativamente no dia de hoje, todos os anos as expectativas se superam, os números de beneficiários aumentam e isso nos dá mais prazer em participar. ” Declarou Cristina Bandeira, presidente da CoopernordesteCE, que participa do evento desde 2015.

Os participantes também aproveitaram para se divertir com as atrações do palco principal. Na programação, teve muita cultura nordestina com os repentistas Guilherme Nobre e Zé Vicente, samba com Carlinhos Palhano, apresentações do Projeto Saúde Bombeiros e da Unimed Fortaleza, além de um show de humor com João Claudio Moreno.

José Aparecido, Superintendente do Sescoop/CE, comemorou o sucesso do evento " A celebração do Dia de Cooperar deste ano correspondeu plenamente aos trabalhos realizados pela equipe. Não apenas pelo número de atendimentos ao público, mas pela qualidade dos serviços oferecidos. A presença das cooperativas, parceiros e voluntários permitiu que realizássemos mais uma comemoração de sucesso".

Até o fechamento dessa reportagem mais de três mil pessoas marcaram presença no encontro e puderam ter acesso a serviços gratuitos de cidadania, educação, saúde e beleza.

 

Texto e Foto: CoopereMais


  • Compartilhe essa notícia por WhatsApp

  • Compartilhe essa notícia por Telegram


  • Ajude a plataforma Coopere Mais
    Clique no botão "doar" e faça sua doação com PayPal

    ou via Pix 20.603.847/0001-78

    Comunicar erro

    Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

    Veja todas as notícias >

    Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp


    Recomendamos