Foto: Pixabay/Reprodução

Conteúdo de Marca

Roda Bem Caminhoneiro: programa fomenta cooperativas de caminhoneiros autônomos

Políticas públicas nascem com o objetivo de melhorar a vivência do coletivo. A partir do instante no qual cooperativas atuam diretamente para o desenvolvimento da sociedade, torna-se necessária a construção de iniciativas que fomentem o avanço dessas instituições. Com isso, o Governo Federal lançou o projeto “Roda Bem Caminhoneiro”, criado em função do objetivo de fortalecer o cooperativismo no transporte rodoviário de cargas e de baratear os custos para transportadores autônomos.

No total, a previsão é que 100 cooperativas sejam beneficiadas com a iniciativa, apoiando diretamente mais de 100 mil caminhoneiros. O investimento global do Governo foi fixado em R$17,9 milhões. A gestão do projeto é conduzida pela União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), selecionada via chamamento público.

A intenção é fornecer aos cooperados infraestrutura, assessoramento técnico e capacitação adequada, bem como garantia de compra de insumos de forma mais acessível. O interesse dessa iniciativa também é de que a implementação do projeto atue diretamente na estruturação (ou reestruturação) do plano de negócios das próprias cooperativas.

Conforme a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), há 1.941.350 caminhões no Brasil, sendo responsáveis pela condução de mais de 65% das cargas nacionais. Entretanto, parte destes profissionais ainda enfrentam problemas pela falta de integração entre os próprios trabalhadores da área.

As informações do Ministério da Cidadania anunciam que quem estiver no projeto receberá um kit composto por um escritório contêiner — equipado com depósito, lavabo, notebook, smartphone, climatizador, reservatório de óleo diesel com bomba — e o primeiro abastecimento de 15 mil litros de diesel.

De acordo com informações da Unicafes, o objetivo é que pelo menos 30 kits sejam entregues até o final do ano. Parte da entrega destes equipamentos foi assegurada após a assinatura do termo pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro.

O ministério indica, ainda, que futuramente serão disponibilizados às cooperativas um software de gestão, site e aplicativo, que lhes “permitam o compartilhamento de fretes, serviços de rota, gestor financeiro, e-commerce, cursos de qualificação e realização de assembleias on-line”.

Em entrevista disponibilizada pela assessoria do projeto, o presidente da Unicafes, Vanderley Ziger afirma que a expectativa é construir um sistema de cooperativas que consolide um modelo de gestão da categoria. "Desejamos que seja assim como temos em outras categorias, como a agricultura familiar, que se auto organiza para vender os seus produtos. A intenção é que os caminhoneiros consigam construir as suas cooperativas e que estas possam estar integradas com a C2G LOG (Federação das Cooperativas de Transportadores Rodoviários de Cargas e Logística) e, acima de tudo, percebam que estamos plantando uma semente que vai gerar bons frutos para a organização produtiva, responsável por apresentar melhores resultados econômicos, mitigar riscos e reduzir custos", aponta.

 

CONTEÚDO PRODUZIDO POR:
Verso2 Comunicação 
Agência de comunicação especialista em cooperativismo, branding, criação de sites, gestão de redes sociais, mídia impressa e muito mais.
verso2comunicacao.com.br


  • Compartilhe essa notícia por WhatsApp

  • Compartilhe essa notícia por Telegram


  • Ajude a plataforma Coopere Mais
    Clique no botão "doar" e faça sua doação com PayPal

    ou via Pix 20.603.847/0001-78

    Comunicar erro

    Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

    Veja todas as notícias >

    Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp


    Recomendamos