Divulgação

Produção Leiteira

Cooperativa CASP foi selecionada para Residência Agrícola do MAPA

Aumentar produtividade leiteira em pequenas propriedades. Esse será o desafio dos alunos residentes selecionados para atuar na Cooperativa Agropecuária do Salgado Paraense (CASP). A singular é uma das unidades a serem atendidas pelos projetos submetidos pela UFRA, no Programa de Residência Agrícola do MAPA.

O Programa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) visa selecionar projetos voltados para a qualificação técnica. Serão estudantes e alunos recém-formados nos cursos de Ciências Agrárias e afins, de nível médio e superior, por meio de um treinamento orientado para a formação de profissionais capazes de atender demandas do dia a dia do trabalho no campo.

De acordo com o presidente da CASP, Antônio Alcoforado, já se iniciou um trabalho com a EMBRAPA pelo programa Balde Cheio e os alunos residentes, que atuarão na área bovina, fará o acompanhamento técnico das atividades. O objetivo é fazer com que as pequenas propriedades adotem boas práticas, novas técnicas de adubação, de manejo e se consiga ter uma maior produção nas mesmas áreas que hoje os cooperados trabalham.

“É uma conquista importantíssima. Tudo que for de tecnologia, inovação e acompanhamento técnico é um suporte indispensável para se achar o caminho do desenvolvimento. Hoje, para nós, o caminho é a produtividade. Só conseguimos uma excelência em produtividade com esse suporte”, explica Alcoforado. 

Atualmente, a cooperativa possui 100 cooperados nas cidades de Vigia, Santo Antônio do Tauá e Santa Izabel, Estado do Pará. O carro-chefe da cooperativa são derivados do leite, como queijos, iogurte e manteiga. Ainda pretende-se desenvolver bebidas lácteas e creme de leite. Também tem forte produção de hortifrútis, como banana, cheiro verde, cebolinha, jambu e chicória.

“Essas ações de Residência Profissional, a curto, médio e longo prazo serão muito benéficas para todos os envolvidos: mais produtores receberão assistência especializada, mais profissionais terão vivência de uma cooperativa e, consequentemente, mais conhecimento será produzido”, ressalta Ernandes Raiol, presidente da OCB/PA.

 

 

Com informações do Pará Cooperativo
Foto: Divulgação


  • Compartilhe essa notícia por WhatsApp

  • Compartilhe essa notícia por Telegram


  • Ajude a plataforma Coopere Mais
    Clique no botão "doar" e faça sua doação com PayPal

    ou via Pix 20.603.847/0001-78

    Comunicar erro

    Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

    Veja todas as notícias >

    Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp


    Recomendamos